segunda-feira, 14 de novembro de 2011

30 coisas para se fazer quando está com tedio no emprego


Passar 8 horas fechado num escritório todos os dias, todas as semanas, todos os meses durante anos a fio nem sempre é um mar de rosas. Existem picos de trabalho em que mal temos tempo para olhar para o lado, quanto mais morrer de tédio! No entanto, também existem fases mais paradas em que passamos o dia a contar os minutos para a hora de saída… é de arrancar os cabelos, não é? Aproveite estas 30 sugestões da próxima vez que o tédio se instalar no seu emprego. 
  1. Crie um novo desafio. Muitas vezes ficamos entediados porque não temos nenhum desafio em mãos – é tudo muito fácil ou então a rotina já se instalou por completo. Em vez de ficar à espera que alguém lhe lance um novo desafio, crie um! Mas como? Delineie um objectivo novo, desafie-se a produzir mais do que alguma vez produziu, apresente um novo projecto à direcção ou interesse-se por outro departamento. Crie metas pessoais e depois concretize-as! Faça o que lhe der mais “pica”!
  1. Procure o seu próximo emprego. Se o seu actual trabalho é tão aborrecido que levantar-se de manhã e dirigir-se para o escritório é pura tortura, então talvez esteja na hora de seguir em frente. Mas atenção, antes de preparar a carta de despedimento, comece a procurar novas oportunidades: vasculhe os anúncios de emprego, telefone a amigos e conhecidos, envie alguns currículos espontâneos. Acima de tudo, procure algo que o apaixone.
  1. Faça uma lista dos seus principais objectivos. O que é que realmente quer concretizar na sua vida? Não só em termos profissionais, mas também pessoais? Se já tem uma lista feita, será sempre boa ideia actualizá-la periodicamente. Decida qual desses objectivos quer concretizar este ano e comece a trabalhar para isso já hoje. Pode ser um gesto pequeno, mas isso não interessa – o que interessa é começar! E repita isso todos os dias, aproxime-se cada vez mais da sua meta.
  1. Leia o Estado Zen. Ou qualquer outro site. Se este contiver informação que o possa ajudar a progredir na vida, tanto melhor. Estabeleça um tempo limite para a sua leitura, se não, ainda lê os arquivos do Estado Zen de uma só vez!
  1. Organize a sua zona de trabalho. Se não tem mais nada para fazer, porque não arrumar a sua secretária, gavetas incluídas? Coloque papéis e documentos importantes nos seus locais apropriados, organize o material de escritório e deite fora ou recicle tudo o que já não precisa. Vai sentir a diferença de imediato! Se quiser pode sempre continuar…está a ver aquela estante na outra ponta da sala a abarrotar com livros e revistas, porque não organizá-la também? 
  1. Dedique-se a um hobby. Pode dedicar-se a um novo interesse sempre que tiver aborrecido no trabalho. Claro que isto não é viável em grande parte dos escritórios, até porque o seu director não ia achar piada se estivesse sentado na sua secretária a montar um avião modelo ou a fazer croché, mas pode sempre pesquisar sobre o assunto online ou ler uma revista! Faça o que fizer, tenha cuidado para não ser despedido! 
  1. Transforme o seu trabalho num jogo. Pode fazer um jogo de tudo: veja a quantidade de trabalho que consegue fazer numa hora ou faça uma competição de produtividade secreta (ou não!) com outro colega; faça de conta que é um agente secreto e descubra coisas que não sabia sobre todos os seus colegas de escritório. Seja criativo! 
  1. Eduque-se. Pode querer aprofundar os seus conhecimentos sobre o ramo onde trabalha ou qualquer outro que o fascine. A Wikipédia é um excelente site para começar a especializar-se, depois parta à descoberta de mais e melhores fontes de conhecimento! 
  1. Aguce as suas capacidades. Escolha uma das suas capacidades que precisa de ser trabalhada e desafie-se a ficar um “craque” na matéria: aprenda a trabalhar melhor com o Photoshop, aperfeiçoe a sua escrita criativa ou pratique o seu inglês. Tudo aquilo que conseguir melhorar pode ser muito útil no futuro – quer queira progredir na sua actual carreira, quer mude de emprego ou crie o seu próprio negócio. Se não for por nenhum desses motivos, pode ser pelo simples facto que conseguiu finalmente falar inglês fluentemente ou fazer o design de um website.  
  1. Faça Sudoku. Um dos jogos mais intelectuais de todo o tempo, é igualmente excitante e divertido! Para além de estimular a mente, é uma excelente forma de passar o tempo e quem diz Sudoku, diz palavras cruzadas ou outros exercícios mentais.  
  1. Escolha uma fotografia tranquilizante para o seu ambiente de trabalho. Quando está a querer deixar para amanhã aquilo que pode fazer hoje, navegue nas comunidades de fotografia online e procure uma fotografia agradável – pode ser da praia, do campo ou de animais – imprima ou defina como screen saver. Repita sempre que necessário.  
  1. Faça abdominais ou flexões. Se está entediado, é uma excelente altura para queimar algumas calorias e ficar em forma, claro que fazer abdominais e flexões no escritório não será muito aconselhado (a não ser que tenha uma sala só para si e que possa trancar a porta!), mas pode perfeitamente dar uma volta pelo escritório, subir e descer algumas escadas ou fazer alongamentos na casa de banho, por exemplo. 
  1. Tire um dia ou dois de férias. Por vezes, precisa apenas de mudar de ares e recarregar baterias antes de recomeçar. Aproveite esses dias de folga para não fazer nada, para dormir, ler, fazer exercício físico ou passear. Seja o que for, não pense no trabalho! Pense antes nas suas prioridades, na sua vida e no caminho que quer seguir. 
  1. Dê uma volta a pé. Depois de horas e horas sentado em frente ao computador, precisa de activar o sistema circulatório! Em vez de fazer a pausa habitual no café da esquina, faça uma curta caminhada à volta do quarteirão e aproveite o ar fresco, observe as pessoas, a natureza e organize as ideias.  
  1. Beba água. A desidratação confere-nos um aspecto cansado e descuidado. A água é um refrescante natural, por isso, beba muito H2O durante todo o dia. Claro que as idas à casa de banho vão aumentar, mas assim também passeia e espairece! 
  1. Faça um telefonema. Transforme o aborrecimento em alegria e telefone a um amigo ou familiar e ponha a conversa em dia! 
  1. Leia. Faça questão de andar sempre com um livro ou uma revista, assim, sempre que estiver entediado tem um excelente passatempo. Para além de livros, mantenha uma pasta no computador com ficheiros que queira ou precisa de ler mas não tem tempo…quando tiver, estarão à sua espera.
  1. Escreva um livro. É o sonho de muitos, com ideias e temas a fervilhar na sua cabeça, coração e alma… mas nada preto no branco! Está na altura de passar para o papel personagens, enredos e notas soltas: aproveite este tempo livre e maçador para, quem sabe, escrever uma obra-prima!
  1. Durma a sesta. Eu sei, é difícil fazer isto no escritório, a não ser que, mais uma vez, tenha uma sala por sua conta e possa estender-se no chão se assim o desejar! Em alternativa, dê uma escapadela até ao carro ou então instale-se confortavelmente na sua cadeira (de preferência de costas para os outros!) e feche os olhos durante 5 ou 10 minutos…muitas vezes basto isso!
  1. Invente um projecto ou um cargo novo. Se nunca esteve tão aborrecido no seu trabalho, porque não criar algo completamente novo? Use a sua imaginação e inove. Pense em algo que possa ter um impacto a longo prazo para a empresa, para si e para a sua carreira. Se não gosta do seu cargo, pense noutro que gostaria de ter e crie-o! Não sabe bem o quê? Pode ser um cargo que não existe mas que fazia falta e que beneficiaria todos – assuma a responsabilidade de criar e manter o website da empresa ou de iniciar um trabalho de clipping de toda a informação que seja publicada sobre a empresa e o sector. Provavelmente terá de falar com o seu director antes de se aventurar, mas se é uma mais-valia para a empresa e se ele for inteligente, todos ficarão satisfeitos.
  1. Escreva uma carta de amor. Surpreenda a sua alma gémea com uma carta de amor – ele ou ela vai adorar! Pode perfeitamente ser por e-mail, mas nada tira o encanto de uma carta escrita à mão. 
  1. Faça algo para ganhar dinheiro. Crie uma conta poupança; inicie uma transferência automática entre contas no dia de pagamento; pesquise os fundos de investimento que o seu banco ou outras entidades disponibilizam; aprenda com os especialistas, lendo blogs sobre como ganhar dinheiro ou então descubra novas formas de como poupar. 
  1. Comece um blog. Escolha um tema sobre o qual vai adorar escrever e, a partir daí, terá muito com que preencher momentos mais aborrecidos – desde pesquisa e a elaboração de conteúdos, à moderação de comentários.  
  1. Trate de pequenos assuntos pendentes. Pode ser dentro do escritório – é preciso fazer 50 cópias do relatório mensal? Trate disso! – ou então no exterior – é preciso papel higiénico ou água? Vá comprar! Para além de escapar ao seu cenário entediante, ficará com a sensação que fez algo proveitoso e isso pode ajudá-lo a retomar o seu trabalho quando voltar. 
  1. Organize a sua vida financeira. Crie um ficheiro em Excel ou então utilize a Google spreadsheet para organizar e gerir as suas finanças, garantindo assim que se mantenha sempre dentro do seu orçamento mensal. Tem tempo livre? Actualize-o! 
  1. Medite. Há quem diga que meditar à sua secretária é igual a dormir a sesta, mas a ideia não é bem essa. O objectivo não é adormecer, mas apenas fechar os olhos e concentrar-se na sua respiração – este simples exercício vai acalmá-lo e ajudá-lo a concentrar-se novamente. Claro que pode relaxar tanto que acaba por adormecer… veja o lado positivo – serão dois pelo preço de um! 
  1. Organize os seus ficheiros. Sejam capas dossiers ou os ficheiros no seu PC, esta é uma tarefa que passamos a vida a adiar. Aproveite o tédio e organize-se de uma vez por todas… no final, a sensação de missão cumprida é imbatível e, entretanto, já são horas de ir embora! 
  1. Esvazie o seu inbox. Fica com dor de cabeça cada vez que abre a sua caixa de correio electrónico e vê a quantidade de e-mails que tem por abrir, responder e arquivar? Está à espera de quê? O momento não podia ser melhor… 
  1. Ouça música. Quebre a monotonia na companhia das suas bandas preferidas… a música anima até o trabalho mais aborrecido do mundo! Se os colegas de escritório não se importarem ponha a música a tocar para todos ouvirem, senão, traga os auscultadores e rentabilize o seu MP3 – é a companhia perfeita para os dias mais “seca” passados fechado no escritório! 
  1. Uma pitada de loucura! Descontrair por completo é exactamente aquilo que precisamos muitas vezes, por isso, comece a cantar, a dançar ou a contar anedotas no escritório! Claro que algumas pessoas vão ficar constrangidas e outras vão rir-se, mas depressa vai contagiar toda a gente…afinal de contas, um pouco de diversão no escritório (desde que não seja perigoso ou ilegal!) nunca fez mal a ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário